O Theatro Circo localiza-se na Avenida da Liberdade n.º 697, na freguesia de São Lázaro, cidade e concelho de Braga, distrito de mesmo nome, em Portugal. É considerado o mais prestigiado teatro bracarense. Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1983.
A tela da boca de cena, com 12 metros de largura por 8 metros de altura, é da autoria de mestre Domingos Costa (discípulo de Silva Porto) e retrata músicos, o drama e a comédia.
Da tela da cúpula, da autoria de Benvindo Ceia (1915),apenas sobreviveu a cena onde se retrata uma dança de ninfas libidinosas, sendo circundada por cenas recriadas pelo Arquitecto autor do projecto de restauro, reabilitação, remodelação e ampliação do Theatro, onde se encena a duração de um dia, do nascer do sol ao entardecer com estrela do norte e lua em quarto crescente, que segundo informação prestada visa proteger os actores e serve de bom augúrio, em circuito aberto nos restantes quartos da cúpula.
Ao longo de décadas, o espaço foi readaptado a novas necessidades impostas pela própria evolução dos tempos e adquiriu novas valências, sendo de destacar a instalação do cinema sonoro. Pelo seu palco, passaram grandes artistas de renome internacional da época, como a violoncelista Guilhermina Suggia, o violinista Isac Stern e o pianista Arthur Rubenstein, as Orquestras Nacionais de Florença, Praga, Madrid ou Viena, a Ópera de Londres, entre muitos outros. Porém, não resistindo à concorrência de novas salas de cinemas e da televisão, e, a par da euforia revolucionária que se fez sentir até princípios dos anos 80, o declínio do equipamento e das suas funções acentuou-se, dando início a uma discussão na cidade sobre o futuro do Theatro Circo.
A requalificação, constituída pelo restauro de todo o imóvel com total respeito pela sua arquitetura e pelo reforço e consolidação da estrutura e sua segurança, teve por objetivo a reconversão do Theatro Circo num grande complexo cultural, capacitado com a mais atual e completa tecnologia cénica e sonora, capaz de responder às necessidades da arte contemporânea nas suas mais variadas dimensões.
Fonte: Wikipedia; Theatro Circo Site oficial; We Braga
Recent Comments