Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home/qamobinteg/public_html/app-smiity-qa.bymobinteg.com/wp-content/themes/Divi-child/header.php on line 20

Deprecated: substr(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/qamobinteg/public_html/app-smiity-qa.bymobinteg.com/wp-content/themes/Divi-child/header.php on line 20
Museu de Aveiro – SMIITY
Select Page

Museu de Aveiro

Fundado em 1458, este antigo convento dominicano feminino onde viveu Santa Joana Princesa reflete a vivência da comunidade das freiras ao longo de cerca de quatro séculos, com diferentes estilos arquitetónicos.
O Museu de Aveiro está instalado no antigo Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina. Este convento, um dos mais antigos de Aveiro, remonta à 2ª metade do séc. XV, fundado por D. Brites Leitão e por D. Mécia Pereira.

A princesa D. Joana, filha de Afonso V, entra nesta casa em 1472. Aqui leva uma vida de santidade, o que conduz à sua beatificação em 1693. O prestígio do convento ficou assim definitivamente associado à presença da Princesa Santa Joana e ao seu culto religioso.

Do séc. XVI ao séc. XVIII, o edifício sofreu inúmeras obras de ampliação, melhoramentos e enriquecimento artístico. O séc. XIX é marcado pelos ideais liberais e suas amplas repercussões na vida religiosa. Por decreto de 1834, o ministro Joaquim António de Aguiar determina a extinção de ordens religiosas no reino. A sua aplicação é imediata nos conventos masculinos, permitindo, porém, a vida de clausura nos conventos femininos até à data da morte da última freira. Assim, no Convento de Jesus, a clausura mantém-se até 1874.

Em 1882, o edifício é entregue à Ordem Terceira Dominicana, que o transforma em Colégio de Santa Joana. Com a implantação da República, em 1910, e o agravamento da intolerância religiosa, a comunidade do Colégio de Santa  Joana é dissolvida. Nesse mesmo ano, o mosteiro é fechado e a igreja é classificada como monumento nacional. O Museu de Aveiro é instalado no Convento de Jesus em 1911.

O Museu de Aveiro apresenta um circuito de visita com duas partes distintas mas complementares: o percurso monumental e a exposição permanente. No piso térreo do convento podem ver-se o coro baixo, com o túmulo de Santa Joana Princesa; a Igreja de Jesus; o claustro, com as suas capelas, sala do capítulo e refeitório.

De destacar a Igreja de Jesus, decorada com uma sumptuosa talha dourada e azulejos portugueses. Esta igreja é um notável exemplo da exuberância da decoração barroca.

A capela maior foi desenhada pelos entalhadores e escultores António Gomes e José Correia e pelo pintor Manuel Ferreira e Sousa. O coro interior que contém o túmulo da Princesa Joana é uma obra-prima da arte barroca em mármore multicor com elementos escultóricos influenciados pelo gosto italiano, sendo da autoria do arquiteto real João Antunes. O claustro que remonta ao final do séc. XV e início do séc. XVI, bem como o refeitório, com a sua graciosa tribuna de leitura e paredes revestidas de azulejos são igualmente dignas de destaque.

No piso superior, o claustro dá acesso ao coro alto e às capelas devocionais que lhe são contíguas. No espaço da exposição permanente, surgem ainda dois vestígios do antigo convento: a Sala de Lavor e a Capela do Senhor dos Passos.

Horário
De terça a domingo das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00
Encerra às segundas-feiras.

Morada: Avenida de Santa Joana • 3810-329 Aveiro

Contactos

morada

telefone (+351)234423297

email mavsj@cm-aveiro.pt

Pontos de Interesse

Warning: Uninitialized string offset 0 in /home/qamobinteg/public_html/app-smiity-qa.bymobinteg.com/wp-includes/class-wp-query.php on line 3738

Praia da Murtinheira

Situada a norte do Cabo Mondego, a Praia da Murtinheira é um belíssimo espaço natural em que quase não se nota a intervenção humana. Com um areal muito extenso rodeado por dunas é uma das melhores praias para o surf na região, sendo sobretudo frequentada por jovens da...

Praia do Cabo do Mundo

A Praia do Cabo do Mundo tem a particularidade de ter uma fronteira rochosa entre o areal e o mar, o que lhe confere uma beleza única. Toda a extensão de praia está rodeada por uma zona dunar, que se mantém protegida por passadiços de madeira que levam os veraneantes...

Museu Municipal de Alcochete

O Museu Municipal de Alcochete, com três décadas de existência e integrado na Rede Portuguesa de Museus desde 2001, é constituído por dois núcleos de exposição permanente – o Núcleo Sede e o Núcleo de Arte Sacra. Em 1988 abre ao público o primeiro dos núcleos, o...