Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home/qamobinteg/public_html/app-smiity-qa.bymobinteg.com/wp-content/themes/Divi-child/header.php on line 20

Deprecated: substr(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/qamobinteg/public_html/app-smiity-qa.bymobinteg.com/wp-content/themes/Divi-child/header.php on line 20
Forte de Nossa Senhora da Graça – SMIITY
Select Page

Forte de Nossa Senhora da Graça

Exemplo notável da arquitectura militar do séc. XVIII e considerada por muitos historiadores como uma das mais poderosas fortalezas abaluartadas do mundo, o Forte da Graça ou de Lippe é ainda original pela sua concepção e implantação.

Esplêndida e grandiosa construção da Praça de Elvas situada numa grande elevação a Norte, desde sempre bastante importante. Ainda no séc. XV aqui se situava a pequena ermida de Santa Maria da Graça cuja reedificação na altura se deveu à bisavó de Vasco da Gama. Pela altura da Guerra da Restauração, em 1658 aqui os espanhóis construíram um reduto sob a traça de Juan Zuñiga para atacar a cidade de Elvas. A edificação da fortificação começaria em 1763 por Wilhelm, Conde de Schaumbourg-Lippe, encarregado pelo rei D. José de reorganizar o exército português. Para dirigir as grandiosas obras foi escolhido o Engenheiro Éttiene, sendo este pouco tempo depois substituído pelo Coronel Guillaume Louis Antoine de Valleré. As obras gigantescas só terminariam em 1792. Em 1763, por exemplo, trabalhavam naquela construção 6 mil homens e 4 mil bestas, esgotando praticamente os recursos da cidade. Constituído por três corpos: as obras exteriores, o corpo principal e o reduto central é um exemplo da arquitectura militar de tipologia Vauban. O corpo central é formado por quatro baluartes tendo a meio da cortina sul a porta principal de uma beleza fenomenal.

O monumento foi alvo de intervenção, ao longo de 11 meses, que se traduziu na recuperação da casa do governador, o ponto mais alto do forte, das casas dos oficiais e restantes elementos arquitetónicos, tendo sido ainda repostas todas as cores e materiais originais do Forte e recuperadas as estruturas, nomeadamente a cisterna, a prisão, as galerias de tiro e a capela, onde foram descobertos frescos do século XIX, também eles alvo de intervenção.

Horário de Inverno (Outubro a Abril) 10:00H – 17:00H

Horário de Verão (Maio a Setembro) 10:00H – 18:00H

Encerra à segunda-feira

Contactos

morada Forte de Nossa Senhora da Graça, 7350 Elvas, Portugal

Pontos de Interesse
Circuito das Fortificações
Este circuito consiste no percurso pedestre junto às muralhas que rodeiam o centro histórico. Alguns dos pontos indicados no fim do percurso deverão ser visitados de transporte.
Fim de Semana – Sábado
O Circuito de Fim de Semana está dividido e definido para o visitante que fica em Elvas dois dias. A ordem dos pontos de interesse é apenas uma sugestão, ficando ao critério de quem nos visita o início e fim de cada dia de percurso. O percurso inclui...

Igreja e Santa Casa da Misericórdia de Elvas

A Santa Casa da Misericórdia de Elvas foi fundada entre os anos de 1501 e 1502. O edifício sede e Hospital da Misericórdia começou a ser construído pouco depois e a igreja já estava aberta em 1566. As obras do século XVIII substituíram estre primeiro hospital...

Aljube Eclesiástico

Antiga dependência do Bispado de Elvas que tinha como finalidade ser uma prisão eclesiástica. Foi construído no séc. XVII por ordem do Bispo D. Baltasar de Faria Vilas-Boas, cujo brasão se pode identificar na fachada do edifício.

Arco do Miradeiro

O Arco do Miradeiro é uma das portas principais da primeira cerca islâmica, construída entre o final do século 8 e o início do século 9. Possui algumas pedras quadradas que pertenciam à antiga fortificação romana de Elvas.