Aprogramação do XII Ciclo Cultural dos Cemitérios do Porto, promovido pelaautarquia, prossegue no sábado, 29 de julho, com mais uma visita guiada aoCemitério Britânico. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.
Soba condução do historiador de Arte Francisco Queiróz, os participantes vãodescobrir estórias num lugar de História, onde se encontram não apenas túmulosde cidadãos britânicos, mas também de outros cidadãos unidos pela religião e acrença protestantes.
Comefeito, as características do Cemitério Britânico diferem muito das dosrestantes cemitérios do Porto, onde predomina a religião católica. Aqui, oespaço mais se assemelha a um jardim, pacífico e de luz ténue, onde se misturamárvores de grande porte e lápides abraçadas por heras.
Depoisde atravessados os muros altos e o portão pesado de madeira, através do qual seacede a partir do Largo da Maternidade, entra-se no mais romântico doscemitérios, onde no âmbito desta iniciativa os participantes irão visitar osmausoléus do Conde de Moser e do fundador do cemitério, o cônsul JohnWhitehead. Vão encontrar também o túmulo do Barão de Forrester, cujo corponunca foi encontrado após o seu afogamento, em 1861, no Cachão da Valeira.
Todasas visitas poderão ser traduzidas para Língua Gestual Portuguesa, porsolicitação na pré-inscrição, com antecedência mínima de dois dias úteis.
Pré-Inscrição: parquesurbanos@cm-porto.pt
Recent Comments