Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home/qamobinteg/public_html/app-smiity-qa.bymobinteg.com/wp-content/themes/Divi-child/header.php on line 20

Deprecated: substr(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/qamobinteg/public_html/app-smiity-qa.bymobinteg.com/wp-content/themes/Divi-child/header.php on line 20
“Porto de Tradição” foi explicado aos comerciantes – SMIITY
Select Page

“Porto de Tradição” foi explicado aos comerciantes

O auditório da Reitoria da Universidade do Porto encheu-se, na quinta à tarde, para a sessão de apresentação pública do Porto de Tradição – Procedimento para Reconhecimento e Proteção dos Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local. 
No encontro, amplamente participado por comerciantes da cidade, foram esclarecidos os contornos e propósitos deste instrumento municipal. Ouviram-se testemunhos, trocaram-se opiniões e foi possível reunir contributos a considerar no regulamento “Porto de Tradição”. Em fase final de elaboração, este documento entrará depois em período de discussão pública.
O presidente da Câmara do Porto interveio na sessão para sublinhar que é “uma política clara do Município” o desejo de conservar os estabelecimentos históricos e de tradição do concelho. “Há um tecido importante na cidade que, estando ameaçado, precisa de ser preservado”, acentuou Rui Moreira.
Por isso mesmo, a autarquia antecipou-se: “Ainda antes de ter saído a legislação que nos permite tomar medidas efetivas, nós resolvemos criar uma comissão independente que foi para o terreno, por nossa conta. Isso permitiu identificar um conjunto de lojas, as mais óbvias, e criar uma matriz. Quando saiu a legislação, tínhamos já o nosso trabalho adiantado”. Agora “estamos a entrar numa fase que exige que sejam os atores [comerciantes] a falar connosco”.
Entre as medidas em análise no âmbito do procedimento está a criação de benefícios fiscais que permitam compensar o senhorio de uma loja histórica, mitigando a diferença entre a renda que recebe e a que poderia cobrar não existindo o regime de proteção.
Rui Moreira deixou ainda claro que apesar deste instrumento poder vir a salvaguardar “um número significativo de estabelecimentos”, não será a solução global. “Nem todos vão conseguir” cumprir os critérios de avaliação, um processo que ultrapassa a autarquia.
Ricardo Valente, vereador com o pelouro da Economia, Turismo e Comércio, esclareceu, a propósito, que “a lógica do Porto de Tradição não é fazer com que um estabelecimento seja reconhecido”, mas sim “criar um equilíbrio” no mercado de arrendamento. Como disse, o ciclo que atravessa a cidade faz com que “determinadas lojas sejam quase expulsas da sua localização”. A intenção é “permitir que elas se mantenham. O Porto não quer perder o seu caráter identitário, o que passa, em grande medida, pelo comércio existente”.
Baseado em três vertentes – atividade comercial, património material e património imaterial -, o procedimento Porto de Tradição foi apresentado ao detalhe, desde a sua vocação aos conteúdos que devem constar no requerimento das lojas interessadas, entre outros pormenores.
Explicou-se, por exemplo, que o reconhecimento de um estabelecimento terá uma validade mínima de quatro anos, renovada automaticamente. Será, no entanto, revogado caso o comerciante faça alterações que prejudiquem os pressupostos que valeram a proteção da loja.
Informa-se, por último, que todos os processos já formalizados ao Porto de Tradição, sejam eles reconhecidos ou não, são passíveis de consulta pública.
Pontos de Interesse

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/qamobinteg/public_html/app-smiity-qa.bymobinteg.com/wp-includes/class-wp-query.php on line 3738

Sessão de Esclarecimento aos Agricultores

Vai decorrer no proxino dia 18 de dezembro uma sessão de esclarecimento aos agricultores sobre Frutos Secos, integrada no programa da Feira de artes, ofícios e sabores de incluido el servicio de la recogida y de la vuelta al aeropuerto.imioso, terá o seu inicio...

Alameda de Cartes torna-se acessível a todos

O lado nascente da Alameda de Cartes, em Campanhã, já tem passadeiras com passeio rebaixado, permitindo, assim, um “percurso pedonal sem qualquer obstáculo”, importante para quem tem mobilidade reduzida. A empreitada criou...