Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home/qamobinteg/public_html/app-smiity-qa.bymobinteg.com/wp-content/themes/Divi-child/header.php on line 20

Deprecated: substr(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/qamobinteg/public_html/app-smiity-qa.bymobinteg.com/wp-content/themes/Divi-child/header.php on line 20
Black Bombaim juntam-se a Jonathan Saldanha, Pedro Augusto e Luís Fernandes para comporem novo disco – SMIITY
Select Page

Black Bombaim juntam-se a Jonathan Saldanha, Pedro Augusto e Luís Fernandes para comporem novo disco

Arranca em dezembro o processo de criação que irá resultar no novo disco dos Black Bombaim, a ser editado, via Lovers & Lollypops, no segundo semestre de 2018.
Um ano após a edição do longa duração colaborativo com Peter Brotzmann, o trio juntar-se-á a três músicos e produtores nacionais num ciclo de residências artísticas que reinventa o processo criativo da banda.
Jonathan Saldanha (HHY & The Macumbas), Pedro Augusto (Ghuna-X) e Luís Fernandes (Peixe:Avião) responderam afirmativamente ao desafio lançado pelos Black Bombaim para desenvolverem uma peça original a ser interpretada, em conjunto, pelo compositor e pela banda. Desconstruindo o habitual processo de criação, os Black Bombaim entregam assim a composição musical a três figuras da música exploratória portuguesa, num processo a ser concluído em três residências artísticas distintas.
O projeto, que integrará ainda a edição de um documentário, conta com o financiamento do Criatório, uma iniciativa lançada no final do ano passado pela Câmara do Porto e destinada ao apoio à criação artística contemporânea.
A composição a três tempos arranca já em dezembro, com o encontro entre os Black Bombaim e o universo de Pedro Augusto, onde os timbres adquirem tonalidades e formas novas, assim revelando novas perspetivas em motivos dadaistas e texturas estimulantes. Músico e compositor nos projetos Ghuna-X e Live Low, Pedro Augusto tem também conduzido um largo percurso na composição de bandas sonoras nas áreas de dança contemporânea, teatro e cinema, colaborando com nomes como Ana Rocha, André Gil Mata, Ana Borralho e João Galante, entre outros.
A residência culminará com uma apresentação pública do trabalho, em formato ensaio aberto, a 16 de dezembro no Círculo Católico e Operário do Porto (CCOP), pelas 22 horas, com entrada livre.
As sessões com Jonathan Saldanha e Luís Fernandes terão lugar em janeiro e fevereiro, respetivamente, e ocuparão outros espaços icónicos da cidade Invicta. O projeto será documentado por um filme-ensaio sobre a criação musical e a sua relação com a paisagem enquanto espaço de criação de mitologias e de somatização de fantasmas. Esta operação fílmica e sonora, realizada por Miguel Filgueiras com argumento de Manuel Neto, responderá à forma de uma trilogia, que será também a trilogia musical composta pela banda Black Bombaim em processo de trabalho com três compositores distintos: Ruína e Memória | Espaço Sideral | Mundo.  

Black Bombaim sobre Pedro Augusto:
“A relação de Black Bombaim com Pedro Augusto data já desde 2010, aquando da edição do primeiro longa duração da banda, “Saturdays and Space Travels”, ficando o também conhecido como Ghuna X a cargo da masterização do álbum. Ao longo dos anos, colaborámos várias vezes em participações de improvisação em espetáculos ao vivo e no segundo disco, “Titans”. Também Ricardo Miranda, elemento dos Black Bombaim, participou no atual projeto de Augusto Live Low. A simbiose que temos com o produtor foi preponderante para a escolha neste projeto, pelas suas capacidades de composição e improvisação, além do conhecimento profundo que tem da sonoridade de Black Bombaim.”
Pontos de Interesse

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/qamobinteg/public_html/app-smiity-qa.bymobinteg.com/wp-includes/class-wp-query.php on line 3738

Os melhores lugares para ver o rali de borla no Porto

Os bilhetes para as bancadas da Porto Street Stage, do Vodafone Rally de Portugal que amanhã se disputa na baixa já esgotaram, mas há muitos locais onde pode ver sem pagar. O percurso traçado na baixa tem muitos pontos propícios para...