Sónia Files
Sim, o amor começa no nome desta cidade, mas não se encerra nele. Está presente na imponência da arquitetura e na sumptuosidade da natureza.
Em Amarante, as ruas e ruelas dos amantes abundam. Encontra-se a cada esquina, a cada passo, uma nova paisagem que parece ter sido ali colocada propositadamente para contemplação a dois. Bem sabemos que o Amor pode surgir em qualquer lugar e circunstância. Mas há locais que parecem cenários montados para o nascimento de mais uma história. E assim é Amarante, cheia de cantos e recantos para encher de recordações. Cheia de histórias e lendas de outros amores que fortalecem os atuais, cheia de vultos da Literatura e da Pintura que ainda se sentem nas ruas e aquecem corações.
O Centro histórico
É impossível ficar indiferente à imponência da Ponte e da Igreja de São Gonçalo. São a imagem de marca de Amarante e marcam também todos os que por aqui passam. A Igreja encontra-se encerrada para obras, mas as igrejas de São Domingos – com o museu de Arte Sacra em contíguo – e de São Pedro estão abertas para vos receber. No caminho, aproveitem para olhar em volta e até para explorar algumas das quelhas pelas quais se irão cruzar.
Se já conhece bem Amarante, se é de Amarante, pode voltar – ou continuar – a ser romântico por cá. Não é só na descoberta que nos encantamos. Como escreveu a nossa Agustina Bessa-Luís, o amor é o invisível no habitual, e mesmo nas ruas percorridas vezes sem conta, nos monumentos inúmeras vezes visitados, encontramos algo que nos prende, que nos encanta. São as ruas sempre prontas para nos receber e para confidenciar o que nelas vivemos, e são absolutamente encantadoras.
Quando for possível, venha confirmar!
Recent Comments