O Castelo de Bragança localiza-se na freguesia de Santa Maria, no centro histórico da cidade, concelho e distrito de Bragança, em Portugal.
Em Trás-os-Montes, no extremo nordeste do país, à margem do rio Fervença, é um dos mais importantes e bem preservados castelos portugueses. Do alto de seus muros avistam-se as serras de Montesinho e de Sanabria (a norte), a de Rebordões (a nordeste) e a de Nogueira (a oeste).
É provável que, em povoado tão próximo da fronteira, se tenha construído uma linha defensiva, neste local, ainda no reinado de D. Sancho I (concessor do 1º foral em 1187). D. Dinis, nos fins do séc. XIII, teria mandado construir o primeiro castelo (mais um “castelo novo” dos muitos que foram edificados no seu tempo), afirmando-se, assim, a importância do aglomerado. É sobre este castelo, ou a partir dele, que se constrói o que hoje podemos ver. Em 1377, reinava D. Fernando, a “vila” já estava totalmente cercada; a fonte d’ el rei – “poço do rei” – e alguns panos de muralha devem datar do séc. XV, já no reinado de D. Afonso V; no lado norte da muralha, ergue-se a Torre da Princesa, que fazia parte da alcáçova e, conta-nos uma lenda, foi prisão de uma princesa cristã, para impedir o seu casamento com um ilustre mouro.
Localização: R. Dom João V 62, 5300-025 Bragança
Fonte: Wikipedia; CM Bragança
Recent Comments