Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home/qamobinteg/public_html/app-smiity-qa.bymobinteg.com/wp-content/themes/Divi-child/header.php on line 20

Deprecated: substr(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/qamobinteg/public_html/app-smiity-qa.bymobinteg.com/wp-content/themes/Divi-child/header.php on line 20
Câmara e Governo encontram solução para o Liceu Alexandre Herculano – SMIITY
Select Page

Câmara e Governo encontram solução para o Liceu Alexandre Herculano

Rui Moreira anunciou ontem a saída do impasse em que seencontra a Escola Secundária Alexandre Herculano, encerrada em janeiro devido ao seu estado de degradação.

Um protocolo a estabelecer com o Ministério da Educação “vai dar titularidade” à Câmara do Porto para lançar um concurso internacional para obras. Com este processo, a autarquia poderá disponibilizar 15% de sete milhões de euros para reabilitação do edifício, uma revisão para metade da verba inicialmente avançada.

A Câmara encontra, assim, uma solução que cumpre aquilo que sobre o assunto sempre disse. A recuperação é realizada, com o Estado e os Fundos Comunitários a assumirem a maior parte do investimento e a autarquia a ajudar com a com participação nacional. Também a questão do valor total da obra fica acautelada.

Fica assim resolvido o problema que, em janeiro passado gerou controvérsia em torno das obras na “Alexandre Herculano”, um equipamento do Ministério da Educação para o qual há mais de um ano a autarquia vem reclamando uma intervenção urgente, sem que a pudesse assumir por inteiro.

Com a criação do protocolo, será então possível à Câmara “lançar o concurso e poder ter esta despesa, porque se não depois isto bate no Tribunal de Contas. Depois vai ter de ser lançado um concurso público internacional e depois vai ser preciso fazer a obra”, informou o presidente da autarquia em sessão de Assembleia Municipal.

Respondendo a questões levantadas por Francisco Carrapatoso (PSD), Rui Moreira elucidou que, em reunião com a tutela, mostrou a disponibilidade da Câmara para pagar os 15% de comparticipação nacional, mas apenas face a um projeto de sete milhões e não de 15,8 milhões de euros – a verba inicial lançada pelo Ministério.

“O senhor ministro explicou-nos qual era a conveniência em termos de IVA de ser a Câmara a lançar a obra”, contou o autarca. “Dissemos que aceitamos ser donos de obra, mas que o projeto tinha de ser revisto. A última informação que tenho é que parece ter sido encontrada forma de fazer a obra minimalista no valor de sete milhões”.

Pontos de Interesse

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/qamobinteg/public_html/app-smiity-qa.bymobinteg.com/wp-includes/class-wp-query.php on line 3738

Sessão de Esclarecimento aos Agricultores

Vai decorrer no proxino dia 18 de dezembro uma sessão de esclarecimento aos agricultores sobre Frutos Secos, integrada no programa da Feira de artes, ofícios e sabores de incluido el servicio de la recogida y de la vuelta al aeropuerto.imioso, terá o seu inicio...